Serviços

Realizamos nossos serviços em condomínios, empresas, residências, insituições e empresas do setor alimentício.

Pragas

Selecione a praga que deseja exterminar:

Aranha

Nome comum: Aranhas ou aracnídeos

Hábitos:

As aranhas compõem a ordem mais numerosa dos aracnídeos, sendo consideradas válidas cerca de 35.000 espécies em todo o mundo, embora, segundo alguns autores, este número possa chegar a 100.000. Habitam praticamente todas as regiões do planeta, incluindo uma espécie aquática. Muitas espécies vivem próximas, e até mesmo dentro de habitações humanas, favorecendo a ocorrência de acidente.

O veneno, produzido por duas glândulas situadas na região das quelíceras, pode ser utilizado na captura de presas e como defesa. Poucas espécies podem causar acidentes com envenenamento humano importante. No mundo, são conhecidas 35.000 espécies de aranhas, distribuídas em mais de 100 famílias, porém, somente cerca de 20 a 30 espécies são consideradas perigosas para o homem. No Brasil, as espécies mais representativas pertencem aos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latro-dectus.

Alimetação:

São carnívoros, alimentando-se de insetos e pequenos invertebrados. Algumas espécies de caranguejeiras da Amazônia são capazes de predar roedores e pequenos pássaros.

Barata

Nome científico: Blattella germânica ¹; Periplaneta americana ²

Nome comum: ¹ Barata alemanzinha, francesinha, paulistinha ou germânica; ² Barata de esgoto

Hábitos:

¹ Vivem no interior das residências, motores e se alimentam de todo tipo de resíduo (omnívoros). As fêmeas podem ter uma média de 48 filhotes/ooteca e de 04 a 08 ootecas durante o período de vida. Possuem hábitos noturnos infestando áreas fechadas, pouco úmidas e quentes, vivendo em bandos nestes locais.

É mais comumente encontrada em apartamentos, supermercados e restaurantes. Varia em medidas de 1,5 a 2,0 cm de comprimento, possuindo uma coloração marrom claro, com 2 manchas longitudinais escuras no tórax.

² Agressiva, prefere calor e áreas ligeiramente externas com mais freqüência que outras espécies, é a maior entre as baratas urbanas. Habita restaurantes, indústrias de processamento de alimentos, supermercados, padarias e outros locais onde se prepara ou estoque alimentos, caixas de gorduras, lixeitas, biotérios, transportadoras de animais, porões, esgotos, etc.

Possuem a aparência avermelhada nas asas e manchas claras no tórax. Podem voar e variam de 2,5 a 4,0 cm de comprimento.

Alimetação:

¹ Alimentam-se de restos e comem de tudo, tem preferência por alimentos fermentados e resíduos de bebidas (principalmente cerveja e leite).

² Se alimentam de restos, comem qualquer coisa, mas preferem carboidratos e gorduras.

Carrapato

Nome comum: Carrapato

Hábitos:

Os carrapatos podem estar no solo, como, por exemplo, locais com vegetação (gramados) e também nas frestas de paredes sempre à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.

Alimetação:

Alimenta-se de sangue humano ou animal.

Cupim

Nome científico: Coptotermes Havilandi ¹; Cryptotermes Brevis ²

Nome comum:¹ Cupim Subterrâneo; ² Cupim de Madeira Seca

Hábitos:

¹ Tem este nome devido ao fato de construírem seus ninhos no solo, mas existem alguns casos onde o cupim havilandi instala-se em caixões perdidos de edifícios, paredes duplas, vãos entre lajes ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura. A colônia de C. havilandi pode ser policálica, ou seja, que ocupa vários “ninhos” desprovidos de reprodutores, sendo chamados “ninhos secundários ou subsidiários”.

² O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) são espécies que constróem seus ninhos basicamente na peça de madeira onde são observados os indícios (fezes expelidas por pequenos orifícios na madeira).

Alimetação:

Alimenta-se de celulose causando danos graves em estruturas de madeira.

Escorpião

Nome científico: Tityus serrulatus ¹; Tytius bahiensis ²

Nome comum: ¹ Escorpião amarelo; ² Escorpião marrom ou preto

Biologia:

Típico de cães e gatos. Os adultos preferem intalar-se na pelem entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Ao sair do hospedeiro ele procura lugares altos, de preferência lugares perto do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc.

Do que se alimentam:

Alimentam-se de sangue animal. Os locais preferidos dos carrapatos para se alimentar no cão são as orelhas e as patas, entre os dedos, embora circulem e se alimentem por todo o corpo.

Onde vivem:

seus esconderijos preferidos são locais úmidos e sem incidência direta do sol como embaixo de plantas ou frestas de muros. Necessita somente de plantas, umidade, sombra e um hospedeiro (normalmente, um cão ou gato) que passe por lá para sobreviver no ambiente.

Formiga

Nome científico: Atta spp ¹; Formiga Doméstica ²

Hábitos:

¹ São comumente encontradas nas áreas rurais e em jardins. Sua população é composta por indivíduos de tamanhos e formas diferentes de acordo com a função ou trabalho que desempenham. Tem a cor avermelhada e tamanho aproximado de 1,5 a 24mm.

² No Brasil ocorrem cerca de 2000 espécies descritas, sendo que destas, apenas algumas dezenas são considerada pragas. As espécies de formigas urbanas de maior ocorrência no Brasil são as exóticas, ou as espécies introduzidas: Tapinoma melancephalum, Paratrechina longicornis, Monomorium floricola, monomorium pharaonis, Pheidole megacephala.

Alimetação:

¹ Coletam vegetais para a produção de um fungo, o Rhozites gongylophora, que lhes servem de alimento.

² Muitas formigas caseiras como a do açúcar e a lavapé são atraídas às residências humanas por açúcar ou doces, mas também se interessam por outros alimentos e não deixam de devorar insetos.

Morcego

Ordem: Chiroptera

Nome comum: Morcego

Hábitos:

A maioria dos morcegos possui um sexto sentido, aliado aos cinco a que nós humanos estamos acostumados: a ecolocalização, ou seja, orientação por ecos. Este sentido funciona, basicamente, da seguinte maneira: o morcego emite ondas ultrassônicas (frequência acima de 20 KHz, inaudíveis para humanos) pelas narinas ou pela boca, dependendo da espécie. Essas ondas atingem obstáculos no ambiente, onde sofrem reflexão e voltam na forma de ecos. Esses ecos são percebidos pelos morcegos com uma frequência maior que a emitida originalmente, devido à aproximação entre os mesmos e os obstáculos. Com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direções de onde vieram, e na frequência relativa dos ecos (efeito Doppler), os morcegos sentem se há obstáculos no caminho, assim como suas distâncias, formas e velocidades relativas. Isso é especialmente útil para caçar insetos voadores, por exemplo, mas morcegos com outras dietas também usam bastante esse sentido.

Alimetação:

Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue . Cerca de 70% dos morcegos são insetívoros, alimentando-se de insetos, sendo praticamente todo o restante frugívoros, ou seja, alimentam-se de frutas. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina.

Mosquito

Nome comum: Mosquito ¹; Moscas ²

Biologia:

¹ É um inseto alado e doméstico tropical. No Brasil, é o vetor primário e principal da filariose bancroftiana. Causa também inúmeras encefalites virais pouco conhecidas, alem da dengue, febre amarela e varias outras doenças. Através de sua visão em infravermelho, localizam suas vítimas e, nelas, os vasos sanguíneos superficiais. No interior das residências, pousam preferencialmente nas cortinas, plantas ornamentais, paredes e tetos.

² A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insetos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias e outros microorganismos. O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias.

Alimetação:

¹ Os machos se alimentam de seiva de plantas, as femeas se alimentam de sangue.

2 Consomem quase todo tipo de alimento, desde sangue, excrementos e carne em decomposição até madeira, frutas e néctar. O aparelho bucal das moscas é adaptado para lamber o alimento, para picar e sugar ou apenas para sugar.

Pulga

Ordem: Sifonápteros (Siphonaptera)

Nome comum: Pulgas

Hábitos:

As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo. Ou seja, a fêmea coloca ovos (cerca de 300 a 400 de uma única vez), dos quais eclodem as larvas; estas se transformam em pupa, para então surgir em sua forma adulta. Cabe ressaltar que, dependendo das condições externas, a pulga não emerge imediatamente do seu casulo (ou pupa) - ela pode demorar dias, meses e até um ano para sair do casulo, aguardando condições ideais para sua sobrevivência (um parasita). Isso explica a existência de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por muito tempo.

Alimetação:

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.

Elas afetam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasita hematófagos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.

Rato

Nome científico: Mus musculus ¹; Rattus rattus ²

Nome comum: ¹ Camundongo; ² rato de telhado ou rato preto

Hábitos:

¹ Seu tamanho em média é de 6 a 9 cm, sua coloração varia do cinza a castanho escuro, longevidade deste varia de 10 meses a 6 anos , a fêmeas tem uma gestação de 19 dias, podendo gerar até 6 filhotes, entra no cio 8 vezes ao ano.Comum em áreas internas, possui hábitos noturnos, habita no interior de móveis como armários e despensas, podendo cavar tocas seu raio de atuação é de 3 a 5 metros, é hábil escalador, é onívoro mas apresenta preferência por grãos e sementes, diferente das outras duas espécies é extremamente curioso por isso possui hábitos exploratórios.

² Seu tamanho varia de 17 a 20 cm, possui focinho afilado, cauda maior que o corpo, tem coloração que varia de cinza até preto, longevidade de 6 a 13 meses, as fêmeas tem uma gestação de 22 dias, com ninhadas de 7 filhotes. É comum no interior de domicílios, hábil escalador raramente escava tocas, seu raio de atuação é entorno de 60 metros, habita em sótãos, forros, silos, podendo também viver em árvores, por onde costuma passar deixa manchas de gordura, pelos e fezes, tem como preferência alimentar legumes, frutas, e grãos, é extremamente desconfiado a mudanças no ambiente.

Alimetação:

¹ Ingerem qualquer tipo de alimento, demonstram preferência por grãos de cereais integrais.

² Preferem se alimentar de frutos, cereais e grãos.

Traça

Ordem: Thysanura, Lepidóptera

Hábitos:

Diversas espécies de insetos são conhecidas como traças. Na área urbana destacam-se as traças dos livros pertencentes à Ordem Thysanura, as traças das roupas e as de produtos armazenados, ambas classificadas na Ordem Lepidóptera. São insetos comuns no interior dos edifícios saindo de noite dos seus esconderijos para se alimentar de materiais ricos em proteína, açúcar ou amido.

Alimetação:

Alimentam-se de materiais ricos em proteína, açúcar ou amido.

Quem Somos

A Titan Dedetizadora

A Titan Dedetizadora atua no mercado de Controle de Pragas e saúde ambiental, desenvolvendo um trabalho de extrema competência, que garante a eficácia de seus serviços e a satisfação de seus clientes.

Prestamos Serviços diferenciados de acordo com a nossa Política da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, com foco na satisfação plena de nossos clientes.

Equipe Qualificada

Graças à nossa seriedade, responsabilidade e, acima de tudo, experiência e competência, temos conseguido cumprir nossos compromissos com resultados convincentes, alcançando cada vez mais espaço no mercado.

Nossas equipes são constantemente treinadas e reavaliadas para prestar um serviço com alta qualidade e segurança.

Responsabilidade Sócio Ambiental

A Responsabilidade Ambiental para a Titan Dedetizadora está presente nos detalhes. Todas as nossas movimentações respeitam a natureza. Sabemos o valor que deve ser dado para a prestação de serviço estar em sintonia com o meio ambiente. Temos um compromisso com a sustentabilidade.

Faça um orçamento